quinta-feira, 26 de abril de 2012

Tainá Uma Aventura na Amazônia, no Cineclube Ocupação São João


Nesta sexta dia 27/04/2012 -Tainá uma aventura na Amazônia 

Ao mesmo tempo em que diverte, 'Tainá, uma aventura na Amazônia' ensina muito da vida e das pessoas, como a importância do respeito aos mais velhos, à natureza e às diferenças. Órfã, Tainá é uma indiazinha de oito anos que vive às margens do Rio Negro, na Amazônia, com seu avô, o velho e sábio Tigê. Tendo-o também como mestre, Tainá aprende as lendas e histórias de seu povo e, aos poucos, incorpora as qualidades de uma guerreira, que não mede esforços para proteger a floresta e os animais. Nesta aventura, ela faz de tudo para impedir o contrabando de Catu, um macaco de uma espécie que está em extinção. No caminho, se depara não apenas com malfeitores como Shoba, o traficante de animais, ou Meg, a americana que encomendou o macaco. Ela conhece também Joninho, um menino que adora hambúrguer e jogos de computador, com quem ela vai trocar muitas experiências.

CineClube Ocupação São João - Toda sexta-feira

Avenida São João, 588, República

Entrada franca e livre


quarta-feira, 25 de abril de 2012

Dia do Índio na Ocupação São João





Todo mundo tem um pouco de índio. No último dia 19, data em que se comemora o “Dia do Índio”, as crianças da Ocupação São João tiveram um contato divertido com a cultura indígena. A data marca o dia em que foi feito o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, no México, em 1940 Pintadas, as crianças participaram de brincadeiras e aprenderam a valorizar e respeitar a cultura dos índios que já habitavam esta terra antes da chegada dos brancos. Afinal, todo dia tem que ser dia de índio! 


 PS: Foto :Fernando Knup Texto:Participação especial de Bianca Rossoni Post: Nanda Gouvêa

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sarau da Ocupa

Participe do Sarau mais quente do centro de SP. O povo tem um encontro marcado no dia 25 de abril, quarta, 19h30, na Av. São João, nº 588, para celebrar a sabedoria popular no melhor estilo ritmo e poesia que já se ouviu na praça. Neste dia haverá o lançamento do livro "Pode pá que é nóis que tá" do Sarau dos Mesquiteiros. O Sarau vai arrecadar alimentos para as famílias que se encontram no alojamento municipal depois de terem sido despejadas de imóveis ocupados na cidade. Se puder, traga 1kg de alimento não perecível para doação. Não fique de fora, chega aí!

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O Menino Maluquinho,no CineClube Ocupação São João

Maluquinho é um garoto tão menino quanto qualquer outro de sua idade. Brincalhão, esperto e levado, ele teve a sorte de nascer numa família que lhe dá carinho e permite realizar todas as suas fantasias e diversões da infância. Isso não impede que ele também passe por alguns sustos... daqueles que tiram os pais do sério e às vezes fazem eles saírem correndo do trabalho para acudir um filho que "aprontou alguma daquelas".

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Mostra Projeto de Férias: redescobrindo o bairro a partir da cultura

Curso realizado pelo pessoal do projeto Aprendiz com jovens das ocupações São João, Prestes Maia e Mauá! Vale a pena conferir!!!

de: luz.agenciacomunitaria.org.br

Dois encontros por semana: um para experimentar diferentes linguagens de comunicação, como a fotografia, rádio e fanzine, e outro para conhecer os museus que sempre estiveram ali, bem pertinho de onde moram. Com certeza algo diferente do que tinham em mente para fazer nas férias.

Os jovens entrevistaram, fotografaram, gravaram vídeo, criaram peças de rádio e ainda fizeram um circuito cultural pelos principais equipamentos da região: Arquivo Histórico Cultural, Memorial da Resistência, Pinacoteca, Museu de Arte Sacra, Museu da energia e Museu da Língua Portuguesa.




Ação contou ainda com o apoio do Sesc Bom Retiro que recebeu essa turma em suas salas de oficinas e das moradoras e jornalistas Camila Oliveira e Paula Ribas que voluntariamente ensinaram os jovens a criarem câmeras fotográficas com caixinha de fósforo e do Projeto Ocupação Cultural que divulgou e mobilizou os jovens das ocupações São João e Prestes Maia.

O resultado de tudo isso, pode ser conferido na mostra final do Projeto de Férias em atividade envolvendo as famílias e amigos dos participantes neste sábado 14/04 às 14h00 no Museu de Arte Sacra, local escolhido pelos próprios jovens. Para participar dessa mostra, entre em contato:

Perla Assunção ou Angelita – 3096-3900/7840-5447

perlaassuncao@aprendiz.org.br/angelitagarcias@aprendiz.org.br

Amanhã tem Cineclube!

CineClube Ocupação São João - Toda sexta-feira
Avenida São João, 588, República
Entrada franca e livre

Nesta sexta dia 13/04: Em Busca do Vale Encantado



Em Busca do Vale Encantado é um filme para toda a família, mostrando de maneira poética e didática os problemas enfrentados pelas crianças, como a aceitação das diferenças entre ela.Na distante época dos vulcões e perigosos terremotos, um jovem brontossauro chamado Littlefoot é repentinamente deixado sozinho. Saindo à procura do lendário Vale Encantado, ele encontra quatro outros jovens dinossauros(Saura, Espora, Patassaura e Petrúcio) que concordam em acompanha-los em sua jornada. Numa ousada aventura para cruzar uma paisagem cheia de perigos, o bravo grupo encontra predadores famintos e desafios assustadores, enquanto aprende novas lições de vida e a importância do trabalho em equipe.

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Discutir as opressões da ditadura aos dias de hoje - Peça Torquemada 17 balas

Nesta segunda-feira (9) comparecemos ao ilustre convite do grupo para assistirmos a peça "Torquemada 17 balas" no Teatro Coletivo, na Consolação. Com a criançada sempre presente, a Nazaré e a Vózinha pudemos assistir a uma apresentação muito especial, afinal, não da para pensarmos nas opressões de hoje sem lembrarmos das opressões de ontem, em especial as realizadas na ditadura militar, um link muito bem feito pelo pessoal da peça.

O Projeto Torquemada – resgatando memórias de opressão do passado ao presente – visa a disseminação de diálogos (cênicos, midiático e virtuais) sobre a violação e promoção de direitos na atualidade e a manutenção da memória sobre o período da Ditadura e da Anistia por meio do Espetáculo Torquemada 17 Balas, inspirado no texto homônimo de autoria de Augusto Boal.

Quem quiser mais informações sobre o grupo pode acessar o site deles por aqui: Vale muito a pena, a peça é impressionante.

Como o teatro do oprimido mesmo propõe, a criançada não resistiu e também foi para o palco, participar da peça e deixar claro que contra a opressão não pode existir omissão, quando se viola o direito de um se viola o direito de todos!

sexta-feira, 6 de abril de 2012

O Sarau mais quente da Cidade! Poesia e Luta na Ocupação São João!

Participe do Sarau mais quente do centro de São Paulo. O povo tem um encontro marcado
na Avenida São João, nº 588 (próximo a Galeria Olido, sempre a partir das 19h30, para celebrar a sabedoria popular no melhor estilo ritmo e poesia que já se ouviu na praça.

Dois lançamentos de livros vão sacudir o Sarau da Ocupação São João neste mês de abril, anote aí.

No dia 11, quarta-feira,, o Coletivo Perifatividade, da região conhecida como Fundão do Ipiranga, em São Paulo, fará o lançamento do livro e cd Antologia. Atuando desde 2008 na região, o Coletivo Perifatividade realiza várias ações culturais envolvendo saraus, educação, produção cultural, web rádio, hip hop, etc, sempre levando atitude, mensagem positiva e compromisso social. O livro reúne poemas, rimas e crônicas de quem participa do Coletivo e também de muita gente convidada.

É ver pra crer!


E no dia 25, o Sarau dos Mesquiteiros, de Ermelino Matarazzo, em São Paulo, vem baixar no nosso terreiro pra lançar o livro Pode pá que é nóis que tá, antologia poética que promove o encontro de muita gente nova da literatura periférica com quem já tem seus escritos publicados em outras antologias ou autoralmente... são mais de 50 que assinam o livro!

Lançamento de peso, venha conferir!

O Sarau também vai arrecadar alimentos para as famílias que ainda se encontram no alojamento da prefeitura do bairro Bom Retiro,depois de terem sido despejadas de imóveis antes abandonados no centro da cidade. Então, se puder, traga 1kg de alimento não perecível para doação. Só não fique de fora!

Não esqueça a sua letra, poesia, rima ou ideia. Se preferir escolha ou faça na hora, sem deixar o ritmo e a poesia caírem. Um banquete de livros fica sempre a disposição. Pode somar porque é tudo gente da gente, é tudo gente como a gente!

Afinal, a cultura é nossa!

terça-feira, 3 de abril de 2012

Cidade Submersa, ocupando o vão da São João!

Ainda no sábadão(31), ficamos todos muito felizes com a belíssima apresentação da peça Cidade Submersa, do grupo Impulso Coletivo(), mais uma atividade do Festival Baixo Centro () realizada na ocupação São João.

Com a platéia lotada (e muitas janelas dos apartamentos também) podemos desfrutar da bela apresentação do grupo. Após a peça ainda tivemos mais de uma hora de conversa sobre a vila Itororó, sobre a São João, sobre as nossas relações, um papo tão gostoso que quando vimos ja era quase onze horas!

veja como foi:


Recebemos a visita do Cursinho Popular da Psico da USP

No último sábado (31),recebemos a visita de um grupo de alunos e professores do cursinho popular que acontece na faculdade de pscicologia da Universidade de São Paulo. A visita, que também aconteceu no início do ano passado, é parte da tentativa dos professores do cursinho de apresentarem a realidade local da cidade e a luta por moradia não poderia ser esquecida.

Os alunos foram recebidos por nós, do Projeto Ocupação Cultural e pela coordenação da Ocupação São João, a Antonia, coordenadora da São João, dividiu com todas a história da São João e das lutas por moradia na cidade.

Se liguem:


Oficina de Bonecos

Escepcionalmente na última sexta a sala de cinema da Ocupação São João recebeu a Oficina de Bonecos, do Festival Baixo Centro, realizada pela Carol.

As crianças adoraram e cada uma saiu com um boneco novo e diferente, se liga nas fotos: