quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sarau da Ocupa: em noite de clássico quem ganha é a poesia


O Sarau da Ocupa agradece a presença geral na noite de ontem (27). Nosso Sarau é assim, muito ritmo, poesia, mensagem positiva e muita ideia pra trocar. Um time de peso de poetas, poetisas e gente que aprecia a boa literatura entrou em campo pra fazer do Sarau o verdadeiro clássico da noite.
Além da poesia da casa, teve poetas e poetisas que mandaram bem, rima e embolada improvisadas em grande estilo, música de resistência e a presença de Cidinha da Silva que lançou seu mais recente livro de crônicas "Oh, Margem! Reinventa os Rios".
Quem tiver interesse pelos livros da autora pode contatá-la diretamente ou adquirir os livros na Livraria Suburbano Convicto.
Tivemos 37 pessoas inscritas! A gente pede desculpas pra quem chegou e não pode recitar por conta da hora bem adiantada, tá garantido na lista pro próximo.
A gente agradece as doações! Máximo respeito pra todo mundo que chegou e aqueceu a noite com muito calor humano.
E no sábado, dia 30, a partir das 14h, o Sarau da Ocupa vai marcar presença no Ocupa Sarau - Manifestações culturais em praça pública, que vai acontecer na Praça Zumbi dos Palmares, na Vila Nova Cachoeirinha. Venha somar!

PalavrAção em primeiro lugar é o que há!

terça-feira, 26 de junho de 2012

Cineclube apresenta:Spirit o Corcel Indomável!


Cineclube Ocupação São João apresenta: Spirit o corcel indomável!
Nesta sexta 29 de junho  ,estão todos convidados!
Avenida São João, 588, República
Entrada franca e livre!
Sinopse:No final do século XVII em pleno Oeste norte-americano vive Spirit, um cavalo que resiste a ser domado pelo homem. Ele se apaixona por uma égua local, chamada Chuva, e desenvolve uma grande amizade com um jovem índio Lakota chamado Pequeno Rio. Juntos eles acompanham a colonização do local onde vivem, percebendo as mudanças que a chegada da civilização fazem em seu dia-a-dia.
Perdeu o último cineclube?Venha neste!Se quiser ver mais clique aqui,fotos do último cineclube:
http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.318160398270481&type=1

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Ocupação São João na Matilha Cultural


As crianças da São João foram assistir aos curtas da mostra Senha Verde, que teve seu encerramento nesse fim de semana, na Matilha Cultural 
A mostra trouxe para a tela projetos em sustentabilidade realizados por crianças latino americanas.
Foi uma tarde agradável de sessão de curtas, e todas ficaram atentas ao que tem sido feito pelo planeta.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Arraial da Ocupação São João!


A Ocupação São João convida todos para o arraiá mais quente da cidade! Brincadeiras, Quadrilha, Bingo e muito forró em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. Amanhã (23/06) a partir das 15 horas, na Avenida São João, 588 - República (SP).

terça-feira, 19 de junho de 2012

Sarau da Ocupa recebe Cidinha da Silva pruma noite de prosa, ritmo e poesia


Venha se aquecer no calor humanos do Sarau mais quente do centro nervoso de São Paulo. O povo tem um encontro marcado na quarta-feira, 27 de junho, a partir das 19h30, na Avenida São João, nº 588 (próximo a Galeria Olido), pra celebrar a sabedoria popular no melhor estilo ritmo e poesia que já se ouviu na praça.


Neste dia, o Sarau vai receber a escritora Cidinha da Silva pro lançamento do seu mais recente livro de crônicas "Oh, margem! Reinventa os rios!", pelo Selo Povo (2011). No dia do lançamento, este e outros títulos da prosadora de mão cheia estarão a venda a preços populares. Mineira de Belo Horizonte, Cidinha é uma grande escritora que tem contribuido muito pra presença africana na literatura brasileira, a começar pelos seus escritos. Seu jeito próprio de escrever, que nos remetem muitas vezes a cenas de um cotidiano arcaico, tem levado a escritora a aventurar suas narrativas noutras linguagens como o cinema e o teatro.

"Quero que a senhora escreva a história da minha vida, dá um livro", Máximo afirma seguro. "Todas as histórias de vida dão um livro", eu retruco. "E escritoras gostam de escrever as próprias histórias", completo para desafiá-lo. "Mas a minha história é boa mesmo", ele insiste. "Acredito que sim, mas por que você mesmo não a escreve?" "Não posso!" "Por quê?" "Eu não teria coragem." " E o que o leva a pensar que eu teria coragem de contar a sua história?" "As coisas da senhora que já li." "Muito bem, é um bom argumento. Posso ouvir a sua história e contá-la do meu jeito. Pode ser assim?" "Pode!" - trecho da crônica O prisioneiro, em Oh margem! Reinventa os rios!, de Cidinha da Silva.

O Sarau também vai arrecadar alimentos para as famílias sem teto mais necessitadas. Então, se puder, traga 1kg de alimento não perecível para doação. Só não fique de fora!

Não esqueça a sua letra, poesia, rima ou ideia. Se preferir escolha ou faça na hora, sem deixar o ritmo e a poesia caírem. Um banquete de livros fica sempre a disposição. Pode somar porque é tudo gente da gente, é tudo gente como a gente!

Afinal, a cultura é nossa!

Confira o que passou e quem passou pelo Sarau da Ocupa, no dia 13, na noite em que o  escritor, dramaturgo e diretor teatral Walner Danziger esteva lá pro lançamento do seu mais recente livro Gilete na Mão do Macaco. Sempre Na Função, confira o que Danziger escreveu especialmente praquela noite fria e de calor humano.

O jornalista Igor Carvalho apresentou o curtametragem Ocupações

Nazaré Brasil deu boas vindas pra quem chegou

, como sempre abriu o caminho pra poesia da noite

Caminho aberto, é hora de chamar geral pra apresentar poesia

Sempre bem vinda, a criançada ora escolhe poemas ora fica atenta


Walner Danziger e sua obra

Daniel Marques do Sarau O que dizem os umbigos

Edilene trouxe ode a Ocupação São João

Dona Maria Helena e seus primeiros poemas de exaltação

Casa cheia e calor humano

Simone Pereira se serviu no banquete de livros

O poeta Victor Rodrigues dispara irreverência na poesia

A pequena Munik declama alto e bom som

Rapper Vandré trouxe muito ritmo e poesia direito de São Mateus

Casa cheia e calor humano

Paulo Rams, do Coletivo Perifatividade

Samara do Sarau O que Dizem os Umbigos

A pequena Thalia declama alto e bom som

Lews Barbosa do Ter Sarau de Heliópolis

Exposição de pinturas no Espaço Cultural

Ana Fonseca, do Coletivo Perifatividade

Dingo Regicida rima anarcorap

Douglas Alves agitador cultural da Fundação Tide Setúbal

Haraeum e seus poemas escolhidos pra reflexão

Participação de moradoras no Sarau

Guilherme Fernandes também se serviu do banquete de livros

Renata Prado evocou poema de Pilar...

Melca cantou e versou sobre SP

... e ela chegou Pilar sempre trazendo boas vibrações pro Sarau

Walver Danziger além de lançar Gilete na mão do macaco,
disparou o poema Ocup(A)ção

O tridente:Walner Danziger, Ruivo Lopes e Emerson Alcalde

Fotos: Elaine Campos, Daiana Arruda, Projeto Ocupação Cultural

domingo, 17 de junho de 2012

Fotos do último Cineclube!



Os cineclubes  e saraus estão pegando fogo, se  perdeu os três primeiros da programação  terá 26 exibições até outubro, sempre as sextas-feira, fique ligado!


Para ver mais fotos do cineclube Ocupa São João,clique aqui:

Cineclube Ocupação São João apresenta : Bee Movie- A história de uma abelha!



Cineclube Ocupação São João apresenta: Bee Movie- A História de uma Abelha!
Nesta sexta 23 de junho  ,todos estão convidados é só chegar!
Avenida São João, 588, República
Entrada franca e livre!
Sinopse:
Numa inesperada oportunidade de sair da colmeia, a vida de Barry é salva por Vanessa, uma florista de Nova Iorque. À medida que a sua relação floresce, os olhos de Barry abrem-se para o mundo dos humanos e ele rapidamente descobre que as pessoas têm uma papel decisivo no consumo de mel em larga escala. Armado com esta informação, Barry apercebe-se da sua verdadeira missão na vida e decide processar a raça humana por roubar o mel às abelhas. Como resultado, as comunidades de humanos e abelhas envolvem-se como nunca antes, cada uma apontando o dedo à outra. Barry é apanhado no meio e dá consigo com problemas bastante invulgares para resolver…O restante da estória no cineclube ocupação São João.

Cineclube Ocupação São João apresentou :Água


Cineclube Ocupação São João!
O Cineclube apresentou ÁGUA como tema na sexta-feira,venida São João, 588, as 18 horas!
Como sempre as crianças se divertiram e procuramos discutir sobre um tema tão importante nos dias de hj,onde estes conceitos são importantes para formação ,em um mundo em que a água potável está em risco e onde muitos já sofrem com a perda dela ,com sua má distribuição e seus desperdícios!




quinta-feira, 14 de junho de 2012

Doação da Pinacoteca de São Paulo



Recebemos esses Kits de doação do pessoal da Pinacoteca de São Paulo :  http://www.pinacoteca.org.br/   Os materiais fazem parte das ações educativas realizadas pela Pinacoteca. São diversas reproduções de obras de arte com sugestões de atividades no verso para os educadores realizarem com  crianças e adolescentes. Agradecemos a Pinacoteca! Os materiais serão utilizados nos encontros de mediação de leitura do Projeto, fique ligado!

Roda de Poesia!


Começou a roda de poesia!
Toda segunda feira é dia de leitura, de literatura, de livros, de histórias.
Quinzenalmente, as segundas se dividem entre mediação de leitura, e roda de poesia.
Nesta segunda, era dia das crianças maiores, que já sabem ler, se unirem em uma roda e discutirem sobre um tema.
Falamos sobre Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto.


No começo parecia um personagem distante,
misterioso..
Mas com o decorrer da leitura, Munik, Sandrinha, Lais e Talia, começaram a identificar as semelhanças que um personagem sempre traz na nossa vida.
E dessa vez ele falava de severinos, severinas, de emigrantes, de mudança, em busca de uma vida melhor.
Pensaram em seus pais, lembraram das cidades que eles vieram, e também a trajetória de luta por moradia aqui em São Paulo.



Para ilustrar essa caminhada, falamos também de regiões do Brasil, com um mapa para identificar por onde nossos pais já passaram.
Elas acharam um tanto triste a música do Chico Buarque, mas mesmo assim acompanharam a letra no livro, ao ouvir.
Falar de morte, e falar de vida.



Aos poucos o significado do livro foi ficando mais claro, e então para expressar isso, cada uma fez um desenho para mostrar o que diz cada uma dessas fases.
Assim como o personagem que está espalhado em tantos moradores dessa cidade, para as crianças que participaram da primeira roda de poesia, falar de dor é falar de morte ou violência. Falar de esperança é falar de nascimento, como a irmãzinha da Sandra, que acabou de nascer.

No final do encontro, a Lais pegou a máquina e saiu fotografando, além de narrar o que acontecia, veja as fotos aqui:
http://www.facebook.com/media/set/?set=oa.312644942155360&type=1#!/media/set/?set=oa.312644942155360&type=1

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ocupação em :"A menina que Brilha" no Teatro Augusta



Fomos ver a peça "A menina que brilha", no Teatro Augusta
 =).
Nesse sábado, dia de oficina de teatro com a Melca, fomos até o teatro Augusta para ver a peça "A menina que brilha".
Ocupamos uma fileira inteira da platéia !
No fim da peça, foi a hora de conhecer a onça, o corvo, o sapo e outros personagens da história.
E voltamos cantando no caminho de volta 

Para ver mais clique aqui :

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Cineclube apresenta: O Meio Ambiente

    



O meio ambiente é o tema do nosso cineclube!Cheguem ai para discussões ,resoluções,opiniões! 

Nesta Sexta-Feira 08 /06/2012
CineClube Ocupação São João
Avenida São João, 588, República
Entrada franca e livre

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Mediação de leitura e oficina de reciclagem de papel




Hoje todos estavam com a mão na massa!
E na água,
no jornal,
e na tela.

E o resultado a gente tem quando o papel secar.
E aí então ele vai ser usado para novos desenhos, e algumas palavras.




.
Hoje foi dia de mediação de leitura,
Mas também teve oficina de reciclagem de papel,
Assim como a gente fazia quando era criança.
O olhar de curiosidade foi o mesmo.
Muitas, participaram pela primeira vez





Antes, rolou a história 
“O menino que (quase) morreu afogado no lixo”
Que contou a história de um garoto
 que começa se dar conta 
da importância da reciclagem do lixo.
Quem já sabia ler,
 compartilhou a leitura do livro com todos.



O desenho também foi coletivo.
As crianças tinham um papel pra desenhar juntas,
 e o som de algumas músicas para seguir os traços no ritmo.

Semana que vem tem mais leitura coletiva e atividades!